segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Conclusões 2ª B

Camila Mendes dos Santos - 05

Os platelmintos são vermes com o corpo achatado, no qual existem 20 mil espécies Podem ser parasitas ou de vida livre, estes podendo ocorrer nos mares, água doce ou em  ambientes terrestres úmidos. Os platelmintos foram os primeiros seres a apresentarem sistemas circulatórios, excretores, porém eles não possuem esqueletos.

Livia Araujo - 24

Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes,Platelmintos tem umcorpo achatado, mole, fino, comprido e sem patas. Eles possuem um corpo de  simetria bilateral e eles são um tipo de animal invertebrado ou seja não possui coluna vertebral possuem lado direito e lado esquerdo ha muitos plateumintos habitando os mais tipos ambientes, como mares, rios, lagos, solos úmidos e o interior do corpo de outros animais, vivendo como parasitas.

Raphael Vieira de Assis - 30

Os platelmintos são pequenos animais, que também são conhecidos como vermes pela grande maioria das pessoas. Existem três tipos de platelmintos mais conhecidos, as planárias, solitárias e schistosoma. Uma curiosidade dos platelmintos é que eles não possuem sistema respiratório e nem sistema circulatório. Os nutrientes são absorvidos diretamente pelas células, assim como a respiração também não é necessária, já que os nutrientes são diretamente absorvidos. Eles pertecem ao filo Platyhelminthes, do reino animalia e subreino metazoa. Muitos vivem em locais úmidos, mas também podem ser parasitas, principalmente nos mamíferos. Os platelmintos também podem causar doenças, como esquitossomose e teníase.

Vandrieli Bento da Silva - 35

Os platelmintos, também conhecidos como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino Animália e subreino Metazoa. O corpo dos platelmintos é achatado, pois não possuem sistemas respiratório e circulatório. Vivem em locais úmidos e, algumas espécies, parasitam animais (principalmente mamíferos). Seu sistema digestivo é incompleto, apresentando apenas uma abertura em todo sistema. Possuem boca, faringe e intestino, possuem sistema nervoso central formado por um anel e filetes nervosos que percorrem o corpo todo através de ramificações, seu sistema excretor é realizado através das células-flama (protonefrídios), que realizam a excreção para a superfície do corpo. Os platelmintos secretam amônia, também não possuem sistema respiratório, nos platelmintos de vida livre as trocas são feitas por difusão, também não possuem sistema circulatório, os alimentos são distribuídos pelo corpo através das ramificações do sistema digestivo, ja seu sistema reprodutor varia de acordo com a espécie., muitos platelmintos são hermafroditas, alguns se reproduzem por partenogênese, e por fim, as Principais doenças provocadas por platelmintos são: Taenia Solium provoca no ser humano a teníase e a cisticercose; Esquistossomo provoca a esquistossomose e  Tremátodes provocam doenças no sangue e no fígado.

Emerson Moisés - 42

Os platelmintos são vermes que estão a muito tempo na Terra e que causam algumas doenças e que também, assim como todos vermes e animais tem o seu modo de reprodução e eles causam as doenças em algumas pessoas, eles também são divididos em mais de 15 mil espécies, em ambientes tanto aquáticos como terrestre e úmidos !

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Características gerais

Os platelmintos, também conhecidos popularmente como vermes, são animais pertencentes ao filo Platyhelminthes, reino Animália e subreino Metazoa. O corpo dos platelmintos é achatado, pois não possuem sistemas respiratório e circulatório. Vivem em locais úmidos e, algumas espécies, parasitam animais (principalmente mamíferos).

Sistema digestivo

Ocorre de forma intra e extracelular. O sistema é incompleto, apresentando apenas uma abertura em todo sistema. Possuem boca, faringe e intestino.

Sistema nervoso

Possuem sistema nervoso central formado por um anel. Possuem filetes nervosos que percorrem o corpo todo através de ramificações

Sistema excretor

A excreção é realizada através das células-flama (protonefrídios), que realizam a excreção para a superfície do corpo. Os platelmintos secretam amônia.

Sistema respiratório

Não possuem sistema respiratório. Nos platelmintos de vida livre as trocas são feitas por difusão. Já nos parasitas ela é feita de forma anaeróbica, ou seja, não utiliza oxigênio.

Sistema circulatório

Também não possuem sistema circulatório. Os alimentos são distribuídos pelo corpo através das ramificações do sistema digestivo.

Sistema reprodutor

A reprodução varia de acordo com a espécie. Muitos platelmintos são hermafroditas. Alguns se reproduzem por partenogênese (desenvolvimento do embrião sem fecundação, de forma assexuada). As planárias podem se reproduzir por fissão (ruptura de um pedaço do corpo gerando outro) ou, até mesmo, de forma sexuada .

Principais doenças provocadas por platelmintos

- Taenia Solium provoca no ser humano a teníase e a cisticercose.

- Esquistossomo provoca a esquistossomose.

- Tremátodes provocam doenças no sangue e no fígado.